terça-feira, 20 de abril de 2010

Teatro e Cinema -Onde está a aura?



O teatro tem condições conservar a aura, pois a cena é única, acontece em tempo real. No teatro não existe tira-teima, se acontecer algum erro duante a apresentação a cena tem que continuar e a fala deverá ser improvisada pelo ator ou atriz, afinal o público está presente e o retorno será imediato. O teatro dar ao intérprete oportunidade de suas expressões, de dor, tristeza ou alegria. Todavia no cinema as cenas podem ser reeditadas, cortadas, reproduzidas caso não satisfaça as expectativas da produção. O filme é não pode ser parado pois é uma série decorrente de cenas, apesar de transmitir as emoções da história, o cinema perde a aura, não é um momento único e também é procurado como uma forma entretenimento, não de contemplação do belo. O cinema conta ainda com a total colaboração das máquinas, pois a indústria cinematográfica é quem possibilita que milhares de pessoas ao mesmo tempo assistam a mesma produção.

Como Benjamin atenta em seu texto : a obra tornou-se um produto, não um meio de contemplação e representação de sentimentos.

2 comentários:

Edvaldo Couto disse...

Seu blog está bem interessante e bonito. Contém reflexões pessoais e demonstra boa compreensão do material estudado.

Continue explorando os vários recursos do blog.

Anônimo disse...

Percebi também esta perca da valorização da obra de arte,e diante do texto apresentado devido a reprodutibilidade e a recepção ótica.Tudo isso ocorre devido a capitalismo e necessidade que a pessoas tem da "rapidez" o que leva a cegueira!!!111