quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Educação na cibercultura

"O professor deve se reinventar para não ser subtituído". Para refletir...

O que é cibercultura?
Produção, recepção e significação do conhecimento que implicam novas formas de valores, de pensar , aprender e interagir, através da estrutura virtual de comunicação interativa.

E monologismo?
Forma como a educação está estruturada, onde o professor retém o conhecimento e o aluno é o receptor. O monólogo não interage, é solitário, não há troca de aprendizado e torna a relação entre educando e educador unilateral.

Características do professor do 3º milênio:

* Hipercontextualizador
* Pesquisador
* Educador/educando (sempre)
* Interconectado
* Seguidor da educação continuada
* Anti-monologismo
* Aberto a multiplicidade de interpretações
* Atento às mudanças da tecnologia intelectual

Vivemos na Era da Informação e o professor deve promover uma nova forma de aprendizagem para acompanhar as mudanças. Deve estar antenado, enxergando além do conteúdo programado, do aparente e do pedagógico, em sintonia com a realidade do aluno.

2 comentários:

Bonilla disse...

De onde vc retirou estes conceitos e características? é necessário citar fonte. Nunca se aproprie de idéias de outros autores sem colocar as devidas referências...

Desafios disse...

Professora obrigada pela orientação, mas este texto eu escrevi no primeiro semestre depois que fizemos um trabalho sobre Cibercultura para a matéria Iniciação ao trabalho acadêmico. Todas as informações que eu e a colega pesquisamos foram encontradas na internet e toda a bibliografia consta no trabalho. As pesquisas foram baseadas em dados iniciais fornecidos pelo professor. Pensei no texto dessa forma para provocar comentário, pois postei num outro blog.Fiz a reflexão exatamente como faço na sua aula, depois que recebemos as informações, através de leitura de textos, vídeos ou discussões escrevemos nossa interpretação sobre o assunto, e não colocamos bibliografia. Postei neste blog por causa do tema.