segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Dia 01/09/08 - Steven Johnson



Ao abri a máquina li o texto "Elogio à técnica", onde o autor ( José Arthur Giannotti) elogia a técnica ou as técnicas utilizadas para facilitar o cotidiano social, que nada mais são que o meio de se processar o conhecimento adquirido.
Assistimos a entrevista de Steven Johnson, professor e escritor inglês, que defende que "a tecnologia de comunicação deixa o ser humano mais inteligente". Durante a discussão ele procura mostrar o lado positivo da tecnologia, inclusive ressalta os jogos para as crianças, deixando claro que é necessário a "liberdade assistida" ao internauta, no desempenho dessa atividade.Penso que deve existir este acompanhamento, bem assim a orientação e reflexão das estratégias que são utilizadas nos jogos realcionando-as com as situações da vida real. Sendo assim o(s) objetivo(s) dos jogos serão alcançados.Outro ponto positivo dos acessos disponíveis no PC, está na facilidade da absorção do conhecimento através dos sites de busca, a troca de experiências e mensagens rápidas pelos sites de relacionamentos.Porém estas facilidades não anulam ou impedem que o internauta busque informações nos livros, um não substitui o outro, tanto o livro quanto os sites de busca são importantes e se somam.
Após assistirmos a entrevista, passamos à discussão, como sempre é um momento rico, onde todos opinam, relatando suas experiências e seu modo de ver toda a situação que envolve a tecnologia suas ferramentas estratégicas e seus pontos positivos e negativos. Ficou claro que a finalidade do computador e seus acessórios será alcançada se ele for utilizado com moderação e disciplina, assim como todas as outras formas de facilitações, tecnológicas ou não, produzidas pelo próprio homem. Esta moderação se refere ao fato do internauta ficar sentado diante do PC , com movimentos restritos, e a disciplina ao tempo que ele leva concentrado em frente a tela. Ressalto que para estes fatores Steven está atento quanto aos seus filhos.

2 comentários:

DAN SAAS disse...

É isso ai Angêla...
Ao ler pessei em sugerir um termo pra você. Que tal "Liberdade Assistida" para ser usada naquela parte em que você fala a respeito da liberdade do internauta mas do seu devido e necessário acompanhamento, logo no início desta postagem.

Nem sei se faz muito sentido meu NEOLOGISMO mas acho que cabe!hhhhh...

Bonilla disse...

Angela, o que vc quer dizer com "utilizar com moderação e disciplina"? Percebo aqui uma perspectiva de controle, monitoramento, censura.... será isso? explique melhor....