segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Metareciclagem 15/09/08


Hoje na aula tivemos conhecimento sobre vários fatores de grande importância e discussão da era tecnológica. Vejamos ... A metareciclagem é um movimento que começou gerado pela preocupação com o lixo tecnológico e seu crescimento acelerado. A febre dos aparelhos de alta tenologia tomou conta do mundo, porém sem uma prévia estrutração sobre as consequências que os lixões eletrônicos causariam ao meio ambiente, pois não existem locais adequados para serem depositados e nem um programa antecipado de reciclagem. A medida que a tecnologia evolui os aparelhos tornam-se absoletos na mesma rapidez, e a tendência são os lixões aumentarem, pois os consumidores acreditam que precisam adquirir o modelo mais atual. Poucas empresas têm programas de recolhimento dos aparelhos descartáveis, no Brasil , por exemplo, o Governo Federal ainda não sancionou nenhuma lei com esta preocupação, até hoje só se preocupa com as pilhas. O lixo eletrônico não pode ser jogado nos aterros sanitários, porque as substâncias tôxicas contaminam o solo atingindo os lençóis freáticos e aos poucos os animais e o homem, podendo provocar efeitos desastrosos. O Guia de eletrônicos verdes informa os fabricantes de aparelhos da era tecnológica, que fornecem programas de recolhimento de aparelhos descartados (celulares ou pelo menos as baterias) , pois estão preocupados com a sustentabilidade do sistema.
Quanto a reciclagem de PCs, o movimento capacita jovens de baixa renda, através de uma metodologia pedagógica, a conhecer todo o equipamento, reformar e reapropriar as peças das máquinas absoletas. Os jovens demonstram curiosidade e desejo de apropriar-se da tecnologia e criam perspectivas de profissionalizar-se na área. É uma forma de humanizar as tecnologias, consequentemente pessoas que nunca pensaram em ter acesso a internet têm a possibilidade deste fato tornar-se realidade. Bem assim cesso a informações e todo contexto tecnológico disponível.
Outra questão é a pirataria, para Renato, músico e produtor musical " a contra-indústria é uma forma de fazer arte onde a gente aproveita os suportes industriais mas não usa a lógica industrial". Entende-se por suporte industriais, gravação, divulgação, seleção, etc... e lógica industrial comercialização e divisão de lucros. É uma forma de todos terem acesso a bons filmes e a música por um preço acessível, muitos que não podem ir ao cinema por causa do custo ou a um show musical no teatro terão condições de participar destes entretenimentos.
O Creative Commons Brasil é um site que disponibiliza opções flexíveis para autores e artistas. Este site ajuda os autores a publicarem a(s) sua(s) obras online e deixa claro onde começa e termina o direito do internauta sobre a obra de outrem.
São muitas as vantagens proporcionadas pelo avanço tenológico, porém em conseqüência a sociedade atual vive o desafio de acompanhar e se adaptar às mudanças constantes de valores e comportamentos trazidos por este processo..

Um comentário:

Isabela Lacerda disse...

Essa questão da Metareciclagem é muito mais interessante do que eu supus no início do semestre!! Graças a essa oportunidade de trabalhar o tema com o seminário que vamos fazer pude me aprofundar ainda mais nessa questão, além de tudo que Bonilla sempre traz nas aulas. É muito bom!!!