segunda-feira, 6 de outubro de 2008

ELEIÇÕES 2008 - Salvador- Ba



Ontem foi um dia importante para a Bahia, pois todos os seus municípios escolheram o seu prefeito e vereadores. Em Salvador candidatos fortes na história da política da Bahia e do Brasil disputaram essa vaga, por sinal bem combiçada. Candidatos como Imbassahy, que já foi prefeito de Salvador por oito anos, na época do Carlismo; ACM Neto, o nome já diz toda sua história; Walter Pinheiro, concorrendo pelo PT; e o outro destaque é o atual prefeito João Henrique, todos bem conhecidos do eleitorado baiano, soteropolitano.

O dia foi muito movimentado na cidade.Dur aaeríodo foram registrados vários fatos "culturais" de desobediência total às leis, como; não usar álcool, não fazer boca de urna ou quaisquer propagandas, infelizmente, foram registradas toneladas e toneladas de papel por todos a cidade, entre outras situações desagradáveis. A cidade estava em festa, destacando a disputa entre os candidatos, João Henrique, ACM Neto e Walter Pinheiro que gerou bastante expectativa no eleitorado. A campanha dos vereadores foi bastante expressiva, todavia poucos candidatos eram conhecidos ou detentores de carreira política,concorreram muitos oportunistas, como sempre acontece.

A votação foi encerrada às 17:00 h dando início a apuração dos votos. Todas as redes de comunicações se uniram para acompanhar a apuração dos votos possibilitando à população ter acesso ás informações em tempo real. Conforme o resultado oficial no dia 26/10 acontecerá o segundo turno, disputando desta vez apenas Walter Pinheiro (PT) e João Henrique que concorrerá ao segundo mandato.

O segundo turno será mais um dia de expectativa e tensão para os concorrentes, contudo que ganhe o "melhor".
O que seria o "melhor"? O povo brasileiro, e no caso o soteropolitano, está carente de exemplo de liderança . Líder que defenda valores e que exista coerência entre o que defende e o que exige dos outros, e em primeiro lugar de si mesmo. Reconhecendo até mesmo que não seja o "melhor" exemplo, e que talvez esse seja o seu maior exemplo.
O "melhor" será o que se afaste das mesmas atitudes ,tais como: corrupção, pseudo-democracia, pseudo-mudanças; das velhas e conhecidas ideologias, da ordem para muitos e o progresso para poucos, do "jeitinho brasileiro" de ser, da "lei do Gerson" de levar vantagem em tudo. Dizem que o político é a "cara" do povo que administra, mas por que a cara do baiano, soteropolitano e brasileiro, tem que ser de picareta, relaxado e ladrão? Toda história pode ser mudada, depende de NÓS, de cada um fazer a sua parte.

Um comentário:

Bonilla disse...

hummm
e com base em que parâmetros cada um decide quem é o "melhor"? E melhor para quem? Veja que essa idéias é bastante complexa e requer uma argumentação forte em torno dela. Ouse, vamos lá!!!!