segunda-feira, 20 de outubro de 2008

WEB SEMÂNTICA

A Web Semântica é um projeto que se preocupa na informação para a máquina. “Machine – understandable Information” esta é a definição da Web Semântica, segundo“ o pai da Web”, Tim Berners-Lee, um dos comandantes desse projeto. O objetivo final é atender às pessoas, mas para isso é necessário construir uma linguagem que faça sentido para máquina tornando-a mais eficiente e eficaz.
A Web Semântica não é uma novidade. Capitaneado pelo consórcio W3C, ele é um sucessor do projeto Metadados, cujo princípio é o mesmo (incluir informação na WEB), mas trabalha com linguagem (HTML), que não permite criar categoria semântica.
A linguagem XML é um componente central da WEB Semântica, que permite descrever semanticamente os dados e, a partir de categorias que o próprio usuário pode definir. Um elemento XML pode ter dados declarados como sendo preço de venda, título de livro, ou qualquer outro. Quando o dado é encontrado ele pode ser distribuído pela rede e apresentado em um browser, de várias formas possíveis, ou então transferido para outras aplicações para processamento e visualização futuros.
Para quem quiser ver exemplos de sites que desenvolvem os conceitos da Web Semântica, com utilização de XML, RDF e outros, são interessantes o Projeto Dublin Core Metadata Initiative, o IMS Global Learning Consortium, que estabelece vocabulários para facilitar o aprendizado distribuído on line e, em português o Projeto RSSficado.

Nenhum comentário: