


Só para Introduzir este trabalho creio ser necessário uma Breve e clara apresentação de quem somos nós, logo vamos aos cliques!!! Adna Lima, Ângela Nunes, Daniela, Isabella.
Devidamente apresentadas, vamos ao assunto desse hipertexto. O que se segue é um recorte da pesquisa que realizamos sobre Internet e Educação. O que significa dizer que é um recorte? - Você pode nos perguntar - Dizer que é um recorte e deixar de forma clara que esse texto não contém - nem pretende conter - toda a verdade e conhecimento sobre a Internet e nem tão pouco sobre a educação. Ele é apenas uma seleção daquilo que consideramos interessante apresentarmos a você nosso "Colega de Turma", nosso respeitado "Leitor". Espero que todos estejam confortáveis em seus assentos, pois vamos começar uma viagem pela rede e uma conversa, espero que bem agradável!!! ( Todos os comentários são bem vindos, sejam eles orais ou escritos).
Dica de Navegação: Dê um Clik nas imagens que representam os blocos, elas lhe levarão a lugares inimagináveis!!!
Dica de Navegação: Dê um Clik nas imagens que representam os blocos, elas lhe levarão a lugares inimagináveis!!!

Para o inicio de uma nova conversa!!!
Larry Cuban, professor de educação, da Stanford University, cita em sua obra "Professores e Máquinas": O uso da Tecnologia na Sala de Aula desde 1920. Estudou a introdução do rádio, filme, TV e computador em escolas norte-americanas e sua principal conclusão é que o uso de artefatos tecnológicos na escola tem sido uma história de insucessos, caracterizada por um ciclo de quatro ou cinco fases:
1° -> Pesquisas mostrando as vantagens educacionais do seu uso ( o uso das tecnologias);
2° -> Um discurso dos proponentes salientando a absolescência da escola;
3° -> Algum tempo depois são lançadas as políticas públicas;
4° -> Por fim, a adoção limitada dos professores, claro, sem a ocorrência
de ganhos acadêmicos significativos;
A questão é que o ciclo nunca para! Logo....
Já naquele "longínquo" passado olha a sensação do poema:
O “Antiquado”
2° -> Um discurso dos proponentes salientando a absolescência da escola;
3° -> Algum tempo depois são lançadas as políticas públicas;
4° -> Por fim, a adoção limitada dos professores, claro, sem a ocorrência
de ganhos acadêmicos significativos;
A questão é que o ciclo nunca para! Logo....
Após a quarta fase, uma nova seqüência de estudos aponta as causas do provável insucesso; falta de recursos, resistência do professor, burocracia institucional e equipamentos inadequados. E... após algum tempo outra tecnologia surge, e o ciclo reinicia.
De 1913 a 1922, Thomas Edison, continuava afirmando que o filme revolucionaria o sistema educacional e que em poucos anos suplantaria o uso de livros didáticos.
De 1913 a 1922, Thomas Edison, continuava afirmando que o filme revolucionaria o sistema educacional e que em poucos anos suplantaria o uso de livros didáticos.
Já naquele "longínquo" passado olha a sensação do poema:
O “Antiquado”
O Senhor Edison nos diz
Que o rádio superará o professor.
Já se pode aprender línguas pela Vitrola
E o filme dará movimento
Àquilo que o rádio não conseguir.
Professores passarão
Como passaram carros de bombeiro a cavalo
E damas de cabelos longos.
Talvez eles sejam mostrados em museus
E educação será um pressionar de botões.
Oxalá haja lugar para mim no painel de controle.
De onde vc tirou mesmo esse texto?Que o rádio superará o professor.
Já se pode aprender línguas pela Vitrola
E o filme dará movimento
Àquilo que o rádio não conseguir.
Professores passarão
Como passaram carros de bombeiro a cavalo
E damas de cabelos longos.
Talvez eles sejam mostrados em museus
E educação será um pressionar de botões.
Oxalá haja lugar para mim no painel de controle.
Vamos lembrar os nossos insucessos?
? Na contemporaneidade as TICs são divulgadas com estes mesmos discursos para a educação?
? Diante disto, as TICs não serão inovações conservadoras?
? Mas que posição o professor deve tomar?Pensamos em classificá-los em quatro grupos de posicionamento:
- Os que se deslumbram com a capacidade dos homens objetivarem sua inteligência às máquinas;
- Os que olham para as novas tecnologias e não ver interesses subjacentes, não ver outras possibilidades diante da criação humana;
- Os indiferentes, que não percebem as transformações que estão ocorrendo;
- E os que conscientes que a ciência e a técnica pode se transformar em ideologia, procuram avançar para dominar as informações e garantir que sejam colocadas a serviço de todos.
- Os que olham para as novas tecnologias e não ver interesses subjacentes, não ver outras possibilidades diante da criação humana;
- Os indiferentes, que não percebem as transformações que estão ocorrendo;
- E os que conscientes que a ciência e a técnica pode se transformar em ideologia, procuram avançar para dominar as informações e garantir que sejam colocadas a serviço de todos.
????? E você futuro educador onde se coloca??????
Tem um videozinho massa, assista-o ! (7 minutos - pode ser depois)

Esta produção é colaborativa tendo como atuantes Adna, Isabella, Ângela, Daniela... Obrigada!!!
2 comentários:
O que tenho a dizer sobre nosso seminário é que foi muito boa a idéia, assim como a construção também, com méritos de Adna, e, embora tenhamos encontrado certas pedras no caminhos elas não serviram para nos derrubar, nem tão pouco para desistir, e sim nos tornaram mais preparadas porque agora o caminho é conhecido e já sabemos onde pisar!
Muito obrigada por tudo!
Postar um comentário