sábado, 29 de novembro de 2008

Terceiro Setor ( E já existe?)



Existe, na verdade sempre existiu, são as relações de solidariedade que sempre permearam as relações sociais.

O Terceiro Setor tem crescido bastante no Brasil, mas remonta à metade do século XVI através das Santas Casas, uma tradição das igrejas cristãs que direta ou indiretamente atuavam prestando assistência à comunidade. O terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que têm como objetivo a utilidade e ações públicas com origem na sociedade civil. Pressupõe-se existir o primeiro setor representado pelo Estado que possui ações legitimadas e organizadas mediante poderes coercitivos e o segundo setor, representado pelo Mercado o qual visa lucro. Qualificam-se como entidades do Terceiro Setor as ONGs, associações, fundações entre outras.

Estas organizações contam com o trabalho voluntário. O trabalho voluntário moderno empresta seu talento pessoal e tempo disponível para oportunizar outras pessoas a aprender e crescer, através de sua participação efetiva no cotidiano do próximo. No Brasil, somente nos últimos anos é que esse perfil de voluntariado vem se sedimentando, através do Terceiro Setor.


Saiba mais...

http://www.cese.org.br/index.php?menu=projeto&prefixo=det&id=5 - rumo à universidade jovens afro-descendentes

Um comentário:

Bonilla disse...

Olá Angela,
senti falta de um posicionamento pessoal teu sobre as várias notícias que trouxe em teu blog. Veja que para interagir numa comunidade, vc, além de informar, precisa se posicionar, refletir, para poder dialogar. Este é o objetivo principal. É claro que a informação é importante, mas a análise da mesma é fundamental...